posicionamento de marca

Como fazer o Posicionamento de Marca para o seu Negócio
O que vamos falar neste artigo serve perfeitamente para quem já tem uma empresa, mas principalmente para quem está começando agora. Se você já tem uma marca ou está definindo uma, precisa entender a importância de um bom posicionamento para ela.

Para uma marca ser forte e se destacar em um oceano de concorrência, ela precisa ter algumas características. Vamos falar delas?

Diferença entre Marca e Posicionamento de Marca

Antes de tudo, precisamos entender que o processo de criação de marca e posicionamento de marca não são a mesma coisa, como muita gente acredita. Veja:

Marca: É como sua empresa é percebida, o que dizem dela.
Posicionamento de Marca: É como você quer que sua empresa seja percebida.

No momento que sua marca foi criada, você e aqueles que te ajudaram no processo de criação tinham uma identidade bem definida em mente. Mas, isso não significa que as outras pessoas (o público) vão ter uma interpretação exatamente como a sua. Por isso, é importante posicionar a sua marca e garantir que ela está transmitindo a real essência dela.

Porque o Posicionamento de Marca é importante

Toda publicidade, cultura organizacional, identidade visual, ações e campanhas da sua empresa devem ser guiados pelo posicionamento da sua marca. Ter um posicionamento definido é como ter uma bússola que não deixa a sua empresa sair do rumo. Mais que isso, o posicionamento de marca garante uma personalidade, uma imagem e uma linguagem para sua empresa.

É fundamental entender que as pessoas amam ❤ as marcas com as quais se identificam, e somente com uma essência humana, que a marca poderá ser amada.

Principais Características de Marcas Fortes

Pense em algumas marcas que você considera forte. O que elas têm em comum? Mais que um logotipo bem produzido, um nome que “cola” e uma publicidade bem planejada, elas tem duas características em especial: são relevantes e diferenciadas.

A sua marca precisa ser relevante, ou seja, ela precisa suprir alguma necessidade do consumidor alvo. Uma grande vantagem para quem pretende iniciar um negócio, é criar uma nova demanda no mercado. Pense nisso!

Além de ser relevante, sua marca precisa se diferenciar no meio da multidão, caso contrário, não será tão fácil lembrar dela no mercado em que atua.
Toda marca precisa ter uma Proposta Única de Valor (PUV) bem definida.

O que é Proposta Única de Valor (PUV) e por que é tão importante

A Proposta única de Valor é aquele diferencial que sua marca tem para oferecer ao público-alvo. Uma forma de entrega, uma condição especial, um produto ou serviço original. Pense naquilo que sua empresa faz que nenhuma outra faz, e anote aí, porque no fim deste artigo vamos te ensinar como aplicar o seu PUV no posicionamento da sua marca.

Antes de tudo, conheça sua própria marca

Por mais estranho que pareça, existem muitas empresas que ainda não conhecem suas próprias marcas.
Como falamos no início deste artigo, a marca é aquilo que o público diz sobre a sua empresa, então, talvez seja necessário fazer uma pausa para analisá-la e descobrir se realmente você a conhece bem.

Podemos te ajudar com um exercício simples. Visualize sua marca como uma pessoa e responda as perguntas abaixo. Não deixe de pedir a opinião de seus melhores clientes, amigos, colaboradores e sócios.

Se sua marca fosse uma pessoa…

01 – Como seria sua personalidade? Ex: Extrovertida, séria, forte. etc.

02 – Como é o tom de voz dela? Ex: Formal, divertido, técnico, etc.

03 – O que a inspira? Ex: Novos sabores e aromas (no caso de um restaurante, por exemplo).

04 – No que ela acredita? Ex: Que não existe nenhuma comida melhor que a feita com amor (no caso de um restaurante, por exemplo)

05 – O que ela tem de diferente? Serve a receita secreta de família (no caso de um restaurante, por exemplo)

Uma vez que você conseguiu personificar a sua marca, fica muito mais fácil posicioná-la. Vamos lá?

Algumas perguntas que ajudam a definir o posicionamento da marca:

01 – Como você quer que a sua marca seja percebida? Ex: Como uma marca tradicional e verdadeira.

02 – Qual o principal problema que a sua marca resolve? Ex: Vontade de comida caseira.

03 – Quem é o seu público-alvo? Ex: Homens e mulheres de todas as idades, da classe A e B, que frequentam a cidade de São Paulo e valorizam a gastronomia.

04 – Você já definiu pelo menos uma persona? Qual o nome dela? Ex: Marta, a exigente.

05 – Anote 3 ou 4 palavras-chave que representam seus principais produtos ou serviços. Ex: “pratos requintados”, “comida caseira de verdade”, “melhores restaurantes de São Paulo”.

Se você chegou até aqui, parabéns, falta pouco para finalizar o posicionamento da sua marca. E para isso, vamos compartilhar com você um modelo estratégico desenvolvido por Marty Neumeier, presente no livro ZAG.

Substitua os campos, tendo como base tudo o que falamos neste artigo:

Marca: A (nome da marca) é…

O quê: o único… (categoria da marca)

Como: que… (proposta única de valor)

Quem: para… (público-alvo)

Onde: em… (região que sua empresa atende)

Por quê: quem… (necessidade ou demanda)

Quando: durante… (tendência de mercado e público atual)

Veja o exemplo abaixo, preenchido com o posicionamento da marca Harley-Davinson:

Marca: A Harley-Davinson é
O quê: a única fabricante de motocicletas
Como: que fabrica motos grandes e barulhentas
Quem: para machos de verdade (rebeldes de espírito)
Onde: principalmente dos Estados Unidos
Por quê: que querem entrar para um grupo de caubóis
Quando: em uma era de redução da liberdade individual

Enfim, depois do posicionamento definido não esqueça de pensar em um slogan bem legal para a sua empresa. O slogan precisa transmitir a essência da sua marca.

Por falar em Harley-Davidson, recentemente a marca, que tem a liberdade no DNA, se reposicionou e lançou um novo slogan:  “All for Freedom, Freedom for All”. O objetivo é atrair uma nova geração de motociclistas e não motociclistas, amantes da liberdade individual.

Se você ainda não fez o posicionamento da sua marca, providencie isso o quanto antes. Saiba que o posicionamento de marca significa um grande passo para se manter firme no mercado e também se destacar. Estude, pesquise e não fique para trás.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe e ajude outras pessoas e empresas.

Quer saber mais sobre Personas e usar nosso Gerador Prático de Personas? Clique aqui.
Quer saber mais sobre como escolher as melhores palavras-chave para o seu negócio? 
Clique aqui.
Descubra os 7 Motivos pelos quais sua Empresa não Consegue Atrair Clientes na Internet? Clique aqui.

 

Conheça o nosso Ebook: Como Realmente ter Sucesso com Marketing Digital, ele vai ajudar sua empresa a chegar lá, acesse abaixo:

Como Realmente ter Sucesso

Compartilhar:
Escrito por William Potter
Marketing Digital