como definir uma persona

Definir uma persona pode ser aquilo que sua empresa precisa para posicionar a marca, melhorar as estratégias de marketing e garantir muito mais eficiência no planejamento de conteúdos e anúncios.

Mas, antes de definir uma persona, o que é uma persona?

Uma persona é um personagem fictício que representa o público-alvo da sua empresa. Você pode definir um nome, um sexo, uma idade, uma profissão, uma personalidade e até um rosto para sua persona.

Abaixo você pode conferir a diferença entre público-alvo e persona.
Exemplo de público-alvo:
Homens e mulheres de 25 a 50 anos, empresários do estado de São Paulo.
Exemplo de persona:
Joana de 27 anos é dona de uma loja de cosméticos na cidade de São Paulo.

Nos exemplos acima, Joana é a persona que representa o público-alvo.

O que não pode faltar ao definir uma persona

A principal função de uma persona é representar um problema que a sua empresa pode solucionar ou um objetivo que sua empresa pode ajudar a atingir.

Tipos de personas

Uma dúvida muito comum é se devemos definir mais de uma persona para nossa empresa. Podemos dizer que, dependendo do caso, isso pode significar uma grande vantagem para o seu negócio em relação à concorrência.

Existem tipos específicos de personas e você precisa identificar qual ou quais funcionam melhor para representar o público-alvo da sua empresa.

Persona B2B

A persona B2B é usada quando o público-alvo do seu negócio são empresas, instituições, universidades, entre outros. Essa persona representa a empresa que compra da sua empresa e informações como, ramo de atividade, porte, cargo e quantidade de funcionários são importantes, pois as compras desse público-alvo costumam ser mais racionais e justificadas por uma necessidade, ou seja, as compras geralmente não são realizadas por impulso.

Persona B2C

A persona B2C representa o consumidor final, que é bem complexo e normalmente age pela emoção, mas não deixa de usar a lógica para explicar o impulso da compra. Neste caso, precisamos definir características como a idade, o sexo, o temperamento, a localização, os hobbies, etc.

Influenciador x Decisor

Para entender a diferença entre uma persona influenciadora e uma decisora, veja os exemplos abaixo.
Exemplo de persona decisora:
Imagine que o produto da sua empresa é um software para gestão de mídias sociais, e a persona Maurício (o decisor) é sócio em uma agência de marketing. Após consumir alguns dos conteúdos da sua empresa, falando das facilidades do software e dos problemas que ele resolve, Maurício acha interessante, e acaba comprando o produto.

Exemplo de persona influenciadora:
Na agência de marketing do Maurício (exemplo anterior), trabalha a persona Gabriela (a influenciadora), ela é a responsável pela gestão das mídias sociais, e depois de ser impactada pelos conteúdos e anúncios sobre o software para gestão de mídias sociais que você vende, ela então, apresenta o produto para Maurício, o chefe dela, apontando todas as soluções que o software trás e o quanto isso ajudaria nas demandas da agência.

Avalie se apenas uma persona é suficiente para representar o seu público-alvo. Considere a definição de uma persona para cada tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece.

Por que definir uma persona?

Definir uma ou mais personas, vai dar um foco para sua empresa, um norte, facilitando a integração do público-alvo com aquilo que você vende. Sabemos que o segredo do fracasso é tentar agradar a todos, por isso, uma vez definida a sua persona, direcione todas as suas ações para ela.

Questione-se sempre sobre o que a sua persona acharia das campanhas que sua empresa está fazendo, se estão de acordo com ela, se os conteúdos gerados falam a língua dela e, acima de tudo, se resolvem o problema dela.

Quanto mais sua empresa segmentar o público e focar em um nicho especifico, mais fácil será enfrentar a concorrência.

Como definir uma persona

Depois de tudo o que falamos até aqui, definir uma persona já deve ser algo meio intuitivo para você, mas vamos reforçar alguns pontos.

Comece pela definição de público-alvo, anotando todas as principais características dele. Dentre todos os seus clientes, escolha um que você gostaria de ter como persona. Escreva livremente sobre sua persona, como se você a conhecesse mesmo e faça um pequeno resumo da situação atual da persona, incluindo os objetivos dela, problemas e como sua empresa pode ajudá-la.

  • Pense em um nome
  • Pense no sexo dessa pessoa
  • Pense na sua idade
  • Pense na sua ocupação na vida
  • Pense no ramo em que ela atua
  • Pense em seu nível de escolaridade
  • Pense nos meios de comunicação que ela utiliza
  • Pense nos seus objetivos
  • Pense nos seus desafios

como definir uma persona

Conheça o nosso Gerador Prático de Personas!

Se você quer definir uma persona agora mesmo, mas não sabe como começar, te convidamos a conhecer o nosso Gerador Prático de Personas, com as opções de gerar Personas B2B ou Personas B2C.

como definir uma persona

Se você gostou de saber como definir uma persona, compartilhe com seus colegas, colaboradores e parceiros de negócios!

 

Leia também: Diferenças entre Público-Alvo, Persona e Cliente Ideal

Compartilhar:
Escrito por William Potter
Marketing Digital