Erros em Marketing Digital

Determinados erros em marketing digital podem passar despercebidos pela maioria dos empresários, fazendo com que eles nunca entendam os motivos por trás de seus baixos resultados.

Conhecer esses erros é essencial para que você possa realmente retirar o que investe em sua empresa, melhorando seus resultados ao final de cada mês.

Portanto, entender os principais erros em marketing digital cometidos por profissionais de diversos ramos é o primeiro passo para o sucesso.

Quais são os maiores erros em marketing digital cometidos por empresários?

 

1. Não criar um plano de negócios

Há tantos aspectos diferentes no marketing digital a se considerar e, com mais aparecendo praticamente todos os dias, é tentador querer experimentar todos eles.

Você tem um site, está apostando no e-mail marketing, socializando no Twitter, escrevendo um blog, anunciando no Google AdWords… sem contar todo o trabalho básico de otimização de mecanismos de pesquisa.

Mas seja honesto, você tem um plano de negócios guiando todos os seus esforços? Você identificou seus principais objetivos de marketing e como eles vão ajudá-lo a atingir suas metas de negócios?

  • É difícil encontrar tempo para fazer tudo, mas, se estiver claro o que você está tentando alcançar, seu caminho se tornará muito mais fácil.

Além disso, há muito lucro a ser obtido com a garantia de que todos os seus clientes saibam tudo o que você tem a oferecer e mantenham contato para que saibam o quanto você valoriza seus negócios.

2. Verificar obsessivamente seus rankings

Verificar a sua posição no Google AdWords, por exemplo, em intervalos de alguns minutos – ou o número de fãs no Facebook e o número de acessos ao seu website é um dos maiores erros em marketing digital.

Não é uma boa ideia se concentrar muito nesses detalhes, porque a verdade é que, muito mais que acessos, seus leads são o que realmente importam.

  • Pense no seu plano de negócios: o seu objetivo era chegar ao número 1 no Google ou gerar mais leads?
  • Você quer ter 1.000 visitantes por dia em seu site ou é mais importante se concentrar no número de consultas que chegam pela porta?

Você deve medir seu sucesso em relação aos seus objetivos de negócios, e não métricas de vaidade que não dão à sua empresa dinheiro de fato.

3. Não analisar suas métricas corretamente

Você teve 1.000 visitantes em seu site na semana passada, você tem uma taxa de conversão de 2,1% em seu website e você tem um custo médio bom por aquisição de cada lead qualificado obtido através de seu website.

  • Porém, você conhece os principais indicadores de desempenho de sua empresa? Você sabe como se posicionar contra a concorrência?
  • Há, claro, o risco de se afogar em todas essas informações. Mas, goste ou não, o marketing digital é um jogo de números e, para ter sucesso, você precisa analisar seus dados.

4. Não pensar em sua reputação online

Se você puder fazer apenas uma coisa para melhorar a visibilidade do seu site, pense na sua reputação online.

Não é o que você diz sobre você mesmo que é importante, é o que as outras pessoas dizem sobre você. Sua reputação online leva muitos disfarces, como:

  • Os comentários que os clientes escrevem sobre você;
  • A cobertura da imprensa e como sua empresa é mencionada em outros sites;
  • Os links provenientes desses sites para o seu;
  • Seu perfil nas redes sociais;
  • Seu engajamento nas redes sociais;

Sua reputação online deve estar no centro de sua estratégia digital e está diretamente relacionada a toda a atividade digital.

5. Não segmentar seu público-alvo

Saber para quem você realmente quer – e pode mais – vender, é o segredo para evitar muitos dos grandes erros em marketing digital cometidos por empresários.

  • Aposte em segmentar seu público-alvo e obtenha mais sucesso na hora de gerar leads.

Conhecendo os 5 maiores erros em marketing digital e solucionando-os, você certamente será capaz de contar com os melhores resultados.

Conheça o nosso Ebook: Como Realmente ter Sucesso com Marketing Digital, ele vai ajudar sua empresa a chegar lá, acesse abaixo:

Como Realmente ter Sucesso

Leia também: 7 Motivos pelos quais suas Empresas não Consegue Atrair Cliente na Internet

Compartilhar:
Escrito por Telmo Kunzel Jr
Marketing Digital