As Palavras-chave e o Poder delas para o seu Negócio

As palavras-chave (keywords) são utilizadas todos os dias por pessoas que estão realizando buscas na internet, principalmente no Google.

O que são palavras-chave e como elas afetam sua empresa

As palavras-chave são termos utilizados tanto por quem está procurado por alguma coisa, quanto por quem deseja ter seu site encontrado por buscadores.

Para uma empresa estar realmente presente na internet, além das redes sociais, ela precisa ter um site ou um blog e até investir em anúncios pagos. Contudo, nada disso é eficaz sem o uso correto de palavras-chave.

Quando utilizamos buscadores como o Google, encontramos uma infinidade de resultados para nossas pesquisas, alguns resultados são patrocinados (com o selo “Anúncio”) e aparecem logo nas primeiras posições. Já os resultados que aparecem logo abaixo deles,  são os resultados orgânicos, que estão lá porque atenderam uma série de critérios de qualidade e assim não precisam investir nenhum centavo para serem exibidos.

Palavras-chave e visitas orgânicas (tráfego gratuito)

Empresas que fazem um bom trabalho de SEO (otimização para buscadores) em seus sites e blogs conseguem, na maioria dos casos, alcançar boas posições no ranking orgânico do Google. SEO (Search Engine Optimization), são técnicas utilizadas com o foco de tornar páginas de site amigáveis para buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc) e assim conquistar boas posições nos resultados de busca.

Criar uma estratégia de palavras-chave pode significar uma boa fonte de tráfego orgânico, ou seja, visitas gratuitas para o seu site ou blog. E quem não deseja isso?

Palavras-chave e visitas pagas (anúncios patrocinados)

Mesmo para quem quer tráfego instantâneo e investe em mídias pagas (anúncios patrocinados) como o Google Adwords, também precisa se preocupar com as palavras-chave, pois elas podem influenciar diretamente na qualidade das páginas para onde seus anúncios apontam e isso afeta o custo por clique (CPC). Vamos explicar melhor a seguir.

Quando configuramos anúncios em ferramentas como o Google Adwords, precisamos informar para quais palavras-chave queremos que nossos anúncios sejam exibidos. Por exemplo, se eu tenho uma padaria, é interessante que meu anúncio apareça para quem está buscando por “pão francês” no Google. Quando alguém clicar no anúncio, eu pagarei um custo pelo clique, esse custo está relacionado diretamente à qualidade dos meus anúncios. E como é medida essa qualidade? Um dos fatores é a relevância, ou seja, se a palavra em questão “pão francês” está no texto do meu anúncio e também no texto da página de destino, aquela para onde o usuário será direcionado após o clique.

Ok, mas o que eu faço agora? Como encontrar as melhores palavras-chave?

O objetivo deste artigo não é falar sobre Anúncios Patrocinados ou SEO, mas explicar a importância de um planejamento de palavras-chave tanto para um quanto para outro.

Nosso foco aqui é te ajudar a pensar e definir uma lista de palavras-chave para serem usadas nas suas páginas e anúncios, obtendo resultados satisfatórios. Vamos lá?

Definindo palavras-chave para cada etapa de compra

Quando estiver definindo as principais palavras-chave da sua empresa, tente não focar apenas em produtos e serviços. Pense em todas as etapas de compra dos usuários, por exemplo:

01 – “comprar cama de casal” (palavra-chave focada em quem já está praticamente decidindo a compra)

02 – “melhor marca de colchão” (palavra-chave para quem está na fase de pesquisa e comparação)

03 – “como escolher o melhor colchão” (palavra-chave relacionada à busca por solução de um problema)

04 – “colchão causa dor nas costas” (interesse amplo e relacionado ao produto)

Dica: Crie uma lista com todas as possiblidades de palavras-chave dentro do seu nicho.

Explore o melhor da cauda longa

Um dos maiores desafios de todo o negócio são os concorrentes, ou seja, certamente você já pensou que praticamente todas as palavras-chave que representam sua empresa são as mesmas que representam muitas outras.

É por esse motivo que palavras-chave muito genéricas e muito obvias tem um custo maior e são tão concorridas, pois elas têm um grande volume de buscas.

Se um dono de padaria, por exemplo, tentar competir pela palavra-chave “padaria”, vai pagar um preço bem alto pelo clique em seus anúncios, ou se ele tentar colocar o site da padaria nas primeiras posições do Google, vai ser bem difícil desbancar os primeiros colocados da sua região. Tudo isso, porque a palavra-chave “padaria” é tão genérica e óbvia que toda a concorrência, ou seja, todas as padarias da região estão focando nela, considerando o grande volume de buscas que ela tem.

Então como resolver isso? Trabalhando com palavras-chave Long Tail (cauda longa). O termo criado por Chris Anderson refere-se ao uso de uma grande quantidade de palavras-chave mais específicas obtendo um resultado similar ou melhor que o uso de somente algumas palavras-chave mais genéricas.

As Palavras-chave e o Poder delas para o seu Negócio

As palavras-chave “padaria com rosca de polvilho” e “cafeteria com brownie de chocolate” são bem mais específicas que “padaria” e “cafeteria”, o que as tornam palavras-chave com pouco volume de buscas, porém menos concorridas e por consequência, mais baratas.

Sendo assim, ao criar sua lista de palavras-chave, considere investir em um grande número de termos mais específicos, ao invés de disputar os termos mais genéricos.

Como usar as palavras-chave

Depois de definir as primeiras palavras-chave para a sua empresa, você vai querer usá-las. Vamos te dar algumas dicas para isso:

– Certifique-se de que as palavras-chave estão presentes em títulos, subtítulos e no texto do seu site e blog.

– Cada página do seu site ou artigo do seu blog deve focar em uma palavra-chave e ela precisa ter uma boa densidade no texto, ou seja, ela deve se repetir algumas vezes.

– Utilize as palavras-chave no texto alternativo de imagens (tag alt), solicite isso para a pessoa responsável pela edição do seu site ou blog, assim existe a possibilidade das suas imagens serem encontradas nos resultados do Google Imagens.

– Para descobrir outras ideias de palavras-chave, use o auto completar do Google, basta escrever um termo e aguardar as sugestões.

– Utilize as palavras-chave no texto de anúncios patrocinados e certifique-se de que as mesmas palavras-chave estão presentes nas páginas de destino.

Agora que você já sabe do poder e da importância do uso de palavras-chave para a sua empresa na internet, não fique de braços cruzados, defina as suas com estratégia e mão na massa!

Este é um artigo de nível básico, se ficou alguma dúvida, não hesite em nos perguntar nos comentários e não esqueça de compartilhar este conhecimento com seus colegas, colaboradores e parceiros de negócios.


Leia também:
 Diferenças entre Público-Alvo, Persona e Cliente Ideal

Compartilhar:
Escrito por Telmo Kunzel Jr
Marketing Digital