Atrair Clientes

Atrair Clientes na Internet: 7 Motivos pelos quais sua Empresa não Consegue 

Com tantas oportunidades de atrair clientes online e seus concorrentes vendendo sem parar, bem na sua frente, você se pergunta: Por que minha empresa não consegue resultados na Internet também?

Reunimos neste artigo aqueles que podem ser os principais motivos pelos quais sua empresa não consegue atrair clientes na internet.

Motivo n°1 de não conseguir atrair clientes:

Sua Empresa Simplesmente não Existe na Internet

Atrair Clientes
Faz tempo que, ter um site e uma página no Facebook já não é mais suficiente para uma empresa ter presença online. Sua empresa está lá, mas ninguém sabe disso.

Ter um site e uma fanpage são importantes, mas é necessário mais que isso para a sobrevivência de qualquer negócio na internet.

É possível encontrar até grandes empresas com pouca ou nenhuma presença online, com site desatualizado, tentativas frustradas de sucesso nas redes sociais e gastando dinheiro, comprando anúncios no Google sem conseguir qualquer resultado (falaremos mais sobre isso no motivo nº6).

Precisamos considerar que as pessoas estão mais exigentes nos dias atuais, e ao conhecer uma empresa, elas buscam informações na internet para saber mais sobre ela.

Ter uma boa presença na internet, além de adquirir audiência para sua marca, vai atrair clientes em potencial. E para chegar lá, você precisa transferir a essência, tom de voz e personalidade da sua empresa para o ambiente online.

Analise os pontos abaixo e veja o que pode corrigir:

  • Seu site consegue atrair algum tráfego online sem a necessidade de investir em anúncios?
  • Como anda a interação com a sua empresa pelas redes sociais? Já conseguiu algum pedido de orçamento ou depoimento positivo através delas?
  • Ao entrar no site da sua empresa, é possível descobrir facilmente quem ela é, quais produtos e serviços oferece, onde está localizada e as formas de contato?
  • Como está a qualidade do seu site? Ele tem um bom design, é fácil de navegar e é compatível para dispositivos mobile?

Mapeie a presença online da sua empresa pois, sem isso, atrair clientes será um desafio quase impossível de se vencer.

Motivo nº2 de não conseguir atrair clientes:

Sua Empresa Acredita em Milagres

Atrair Clientes

Existem diversas ações e estratégias para atrair clientes na internet, mas ficar parado esperando eles caírem do céu não é uma delas.

Algumas empresas até entendem que precisam praticar o marketing digital para não ficar de fora do mercado, mas ainda investem fortemente em ações offline e evitam o investimento em mídias online, por medo, por falta de conhecimento ou por acharem que só o fato de colocar um site no ar vai atrair clientes milagrosamente.

Olhe para seus concorrentes, eles investem em marketing digital para garantir uma presença forte na internet, uma audiência qualificada nas redes sociais e acima de tudo, atingir o público certo, aumentando o retorno sobre o investimento.

Se você deseja atrair clientes na internet de maneira escalável, pare de acreditar em milagres e considere fazer um planejamento de marketing digital. Pense que marketing digital não é um gasto e sim um investimento.

Você tem a opção de continuar focando somente em estratégias de marketing tradicional e assim direcionar os resultados para o seus canais online, por questão de segurança, mas isso só vai deixar a sua empresa parada no tempo e na sombra da concorrência.

Outro cenário muito comum é o de empresas que até tentaram fazer marketing digital, investiram em mídias pagas, entre outras ações, mas não tiveram resultados satisfatórios. Depois disso, acabaram desistindo ou “dando um tempo”.  Essa falta de resultados pode estar associada aos três próximos motivos.

Motivo nº3 de não conseguir atrair clientes:

Sua Empresa está Presa em um Labirinto

Atrair Clientes

 Mesmo tendo uma boa presença online e investindo em ações de marketing digital, sua empresa ainda tem dificuldades em atrair clientes pela internet?

O motivo pode estar relacionado às suas ações de marketing digital. É muito comum “espiar a grama do vizinho” e tentar copiar o que ele está fazendo, sem considerar toda a estratégia que está por trás. Cuidado, isso pode deixar sua empresa com a sensação de estar presa em um labirinto, perdida em meio a tantas informações, opções de mídias e ferramentas de Marketing Digital.

O que queremos dizer é que todas as ações de marketing devem ser planejadas e não simplesmente feitas às cegas. Outro erro muito comum de empresas que fazem o seu próprio marketing digital é o de aplicar, de maneira desorganizada, tudo aquilo que aprendem sobre a área.

Existem muitos profissionais de marketing compartilhando dicas e conteúdos de muito valor na internet, não podemos negar, mas se você ou sua agência de marketing digital não aplicarem as estratégias aprendidas de maneira inteligente e com planejamento, além de não atrair clientes, podem acabar perdendo dinheiro.

Experimentar e testar estratégias é muito saudável e recomendável, mas deve ser feito com cautela. Você não pode investir 50% da sua verba mensal de marketing digital em anúncios no Instagram, por exemplo, só porque viu seu concorrente fazendo ou porque foi recomendado em algum blog. Primeiramente, você não sabe se realmente está funcionando para o seu concorrente e depois você não sabe se o público-alvo da sua empresa realmente está no Instagram.

Pior que não fazer nada é tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Planeje-se de acordo com a verba disponível e com as estratégias que têm mais chances de resultados e aquelas que deseja testar. Não faça nada sem antes definir, pelo menos:

  • O seu principal objetivo e metas
  • O seu público-alvo e os canais online onde ele pode ser encontrado
  • A verba a ser investida e o tempo de divulgação

Motivo nº4 de não conseguir atrair clientes:

Sua Empresa Sofre de Ansiedade

Atrair Clientes

Este é o motivo mais improvável para sua empresa não conseguir atrair clientes na internet, mas não podemos deixar de citá-lo, pois ele existe.

Muitas empresas fazem o planejamento de marketing, colocam as suas campanhas no ar e logo nos primeiros dias, começam a reclamar que não estão gerando resultados imediatos.

Algumas mídias vendem essa ideia de atrair clientes instantaneamente, mas na realidade não funciona assim.

O marketing digital de resultados é feito de testes, análise e otimização. Um bom exemplo disso são os anúncios do Google Adwords que devido a complexidade da sua configuração, necessitam de muitos ajustes e otimizações ao longo do tempo.

Agir com ansiedade e não dar tempo de maturação para suas campanhas, pode tirar a possibilidade da sua empresa de descobrir se está no caminho certo ou não, e também elimina a chance de criar campanhas muito mais eficientes.

Sempre que sua empresa definir uma verba para marketing digital, não esqueça de considerar que parte do investimento é para a maturação das suas campanhas e que no ínicio é necessário muito aprendizado, ajustes e melhorias até aparecerem os primeiros resultados. Tenha paciência e não desista tão facilmente.

 Motivo nº5 de não conseguir atrair clientes:

Sua Empresa Joga Dinheiro e Tempo Fora

Atrair Clientes

 Já falamos sobre a importância de um planejamento de marketing digital para “sair do labirinto” e da necessidade de não ter ansiedade e dar tempo de maturação para aperfeiçoar campanhas e obter resultados, mas só isso não basta para sua empresa atrair clientes na internet.

É necessário que sua empresa ou agência de marketing tenha conhecimento técnico e aprofundado das ferramentas e mídias que serão usadas na sua campanha, principalmente pelo fato de que algumas estratégias dependem de configurações disponíveis somente em algumas dessas ferramentas e mídias.

Para quem planeja anunciar no Facebook Ads, por exemplo, precisa saber coisas como:

  • Configurar campanhas, grupos de anúncios e anúncios.
  • Configurar e utilizar os diferentes formatos de anúncios, conforme os tipos de produtos e serviços que pretende divulgar.
  • Definir o público-alvo para exibir anúncios somente para as pessoas certas.
  • Utilizar imagens atrativas e que atendem as exigências da ferramenta.
  • Criar textos e chamadas persuasivas para seus anúncios.
  • Criar públicos semelhantes com base nos visitantes mais recentes do seu site.
  • Entre outras várias opções.

Se hoje sua empresa tem campanhas de marketing digital ativas e elas não estão gerando resultados, considere se aprofundar em cada ferramenta e mídia para saber como usar todo o potencial delas e conquistar mais clientes.

Tem empresas, neste exato momento, perdendo muito tempo e dinheiro, investindo em plataformas e mídias que quando mal configuradas não geram retorno algum. Outras empresas estão utilizando a suada verba de marketing digital para impulsionar posts de cachorrinhos no Facebook ao invés de utilizar essa mesma verba em anúncios focados em vendas, já que o objetivo é atrair mais clientes.

Outro ponto importante é aprender a mensurar os resultados de acordo com seus objetivos. Por exemplo, se o objetivo principal é atrair clientes com seus anúncios, então a quantidade de novas curtidas na sua página do Facebook não precisa ser considerada nos resultados da campanha e sim a quantidade de visitas nas páginas de produtos e serviços do seu site ou os pedidos de orçamento. Tempo é dinheiro e conhecimento também.

Motivo nº6 de não conseguir atrair clientes:

Sua Empresa não Planta, por isso Não Colhe

Atrair Clientes

Como falamos no início do artigo, a forma como as pessoas compram, mudou. Antigamente dependíamos da ajuda de vendedores para explicar o funcionamento e os diferenciais de determinados produtos.

Nos dias atuais, quando um cliente decide pela compra de um produto, certamente ele já fez uma pesquisa no Google, assistiu um tutorial no Youtube de como utilizar o produto, já comparou preços e marcas, e leu alguns comentários sobre a qualidade do mesmo.

Considerando toda essa jornada de compra do cliente, os concorrentes da sua empresa correram na frente e estão gerando conteúdos de valor para cada etapa dessa jornada.

Eles estão entregando conteúdos que falam sobre os problemas que os produtos resolvem, como usar os produtos, comparativos entre marcas, depoimentos de clientes e descontos especiais para quem está na lista de e-mail deles.

 Por que eles estão fazendo isso? Simples, porque eles querem estar presentes durante toda a jornada de compra do cliente, entregando valor e sendo uma das principais opções para compra.

E a sua empresa? Qual a posição dela neste cenário atual? Espera confiança e reconhecimento por parte de seus potenciais clientes utilizando de marketing interruptivo? Lembre-se, é preciso plantar para colher.

Além das suas campanhas de vendas focadas no público que já está preparado para comprar, invista também no público que ainda está no início ou na metade da jornada de compra.

Através de canais online, como blog e redes sociais você consegue interagir e entregar valor para sua audiência, fixando a sua marca na cabeça deles. Assim, as chances de atrair clientes dispostos a comprar da sua empresa são bem maiores.

Motivo nº7 de não conseguir atrair clientes:

Sua Empresa é só Mais Uma

Atrair Clientes

 Se nenhum dos seis primeiros motivos, citados neste artigo faz sentido para que sua empresa não consiga atrair clientes na internet, existe mais um possível motivo: a falta de um diferencial competitivo.

A melhor maneira de enfrentar a concorrência é ser diferente dela. Identifique aquilo que a sua empresa tem de especial que a diferencia dos concorrentes, pode ser um tipo de serviço, uma forma de atendimento, um produto exclusivo, uma opção de compra ou até uma forma de divulgação e utilize isso em todas as suas ações de marketing digital e conteúdos.

Uma estratégia bem inteligente para sua empresa não ser só mais uma em meio a tantas e atrair clientes de maneira mais eficiente, é focar na construção de autoridade online, ou seja, transformar sua empresa em um referência no seu segmento.

Nós gostamos muito de focar na construção de autorizado online, pois se sua empresa tem ela, o resto vem com mais facilidade. Se sua empresa é uma referência no seu nicho, ela acaba por se transformar em um imã de clientes e uma máquina de vendas.

Além de tudo isso, a audiência em torno da sua marca vai fazer grande parte do trabalho de divulgação.

Conheça o nosso Ebook: Como Realmente ter Sucesso com Marketing Digital, ele vai ajudar sua empresa a chegar lá, acesse abaixo:

Como Realmente ter Sucesso

Leia também: 7 Motivos pelos quais suas Empresas não Consegue Atrair Cliente na Internet

Compartilhar:
Escrito por Telmo Kunzel Jr
Marketing Digital